Como fazer um Planejamento Estratégico para o seu negócio?

O planejamento estratégico contribui para o desenvolvimento das estratégias de uma empresa, estabelecendo as metas a serem atingidas.

Portanto, através dele é possível determinar as ações práticas, bem com as etapas a serem seguidas, para potencializar os resultados de um negócio.

O planejamento tem o intuito de ajudar a entender o que precisa ser feito, por que deve ser feito e, é claro, como será feito, desde as estratégias até a parte prática.

Todavia, é necessário compreender com exatidão do que ele se trata para, a partir daí, desenvolver o seu plano estratégico para tomada de decisões mais assertivas para o seu negócio.

O que é o Planejamento Estratégico?

O ato de planejar significa desenvolver um plano que direciona um objetivo específico. Por sua vez, a estratégia consiste em encontrar o melhor percurso para alcançar essa meta.

Desse modo, é possível conceituar esse planejamento como um processo que envolve as melhores condições e meios para o sucesso de uma empresa.

Para facilitar a compreensão, o planejamento estabelece as diretrizes necessárias para que o seu negócio saia da posição que se encontra hoje e chegue a uma posição melhor.

Através de um bom planejamento é possível identificar a situação da empresa, visualizar os possíveis cenários e realizando projeções futuras, com os anseios da empresa para os anos seguintes.

Então, logo após estabelecer esses pontos, é preciso acertar o percurso para então tomar as decisões e seguir as estratégias que sejam voltadas para as metas da empresa.

Em suma, o planejamento pode ser feito de acordo com as prioridades da empresa: de curto, médio ou longo prazo.
Resolving the issue with synchronization in old version

Como fazer o Planejamento Estratégico?

Para elaborar este planejamento da sua empresa existem algumas etapas a serem seguidas e abaixo você vai descobrir quais são elas e o que deve ser realizado em cada uma. Confira!

Diagnóstico do cenário atual e futuro

A primeira etapa consiste em fazer uma avaliação da fase em que a empresa está hoje, bem como analisar e refletir sobre o que se espera para os anos seguintes.

Portanto, agora é a hora que você deve antecipar as chances que surgirão ao longo do caminho e também as dificuldades que serão encontradas.

Dessa maneira, se torna bem mais fácil pensar em estratégias gerais que irão contribuir para que o percurso se torne menos complicado.

Além disso, nessa etapa do diagnóstico é interessante ainda listar as forças e fraquezas da sua empresa.

Feito isso, se torna mais simples identificar o contexto que a empresa se encontra e, como resultado, as estratégias mais adequadas para o alcance das metas identificadas.

Estabeleça a Missão, Visão e Valores para elaborar o Planejamento Estratégico

Para que a sua empresa seja diferente e única, ela precisa de uma identidade organizacional. Logo, fala-se aqui em estabelecer a Missão, Visão e Valores, fazendo com que eles sejam conhecidos pelo público, tanto interno quanto externo.

O ideal é que se tenha clareza desses fatores, pois assim é possível até mesmo ter um diferencial em relação à concorrência.

Logo, entenda cada um dos pontos da identidade organizacional para desenvolvê-los da melhor forma:

• Missão – é o motivo que explica a existência do seu negócio;

• Visão – é que a sua empresa deseja se tornar ou aonde ela deseja chegar;

• Valores – diz respeito aos princípios que conduzem a sua empresa e os funcionários.

Se a sua empresa já tem essa parte pronta, é interessante revisar vendo se existe a necessidade de alteração.

Determine as Metas e Objetivos

Nesta etapa do planejamento estratégico você vai determinar onde a sua empresa deseja chegar e também quais serão os indicadores usados para estabelecer o sucesso.

É importante que os objetivos envolvam toda a empresa, logo é fundamental ter uma meta geral.

Então, posteriormente, você passa a destrinchar ela em outras metas, que envolvem setores específicos do seu negócio, como:

• Vendas;

• Marketing;

• Recursos humanos, etc.

Afinal de contas, como já dito, envolver todos é importante, logo cada departamento teve ter os seus indicadores e metas. Contudo, existe um detalhe a se considerar: os objetivos precisam ser realistas e ao mesmo tempo desafiadores.

Portanto, nada de estabelecer metas irreais, colocando números que são impossíveis de serem batidos dentro da realidade do seu negócio ou até mesmo do mercado.

No mais, os indicadores irão possibilitar o acompanhamento da performance das metas. Sendo assim, se um dos objetivos é atingir um faturamento X, o faturamento do mês deve ser um indicador a ser acompanhado mensalmente.

Para finalizar, é importante fazer com que todos da empresa estejam cientes dos objetivos e dos indicadores.

Plano de Ação

Nesta etapa do planejamento estratégico você já sabe onde a sua empresa está e também onde ela deseja chegar, não é mesmo? Portanto, agora é o momento de agir.

Basicamente, o plano de ação é o que torna possível o alcance das metas e dos objetivos estabelecidos, pois ele é um cronograma e determina até mesmo as responsabilidades.

Em suma, ele deve estabelecer quais ações devem ser tomadas, bem como deve delegar as responsabilidades por cada uma delas.

Sem sombra de dúvidas ter todos esses dados registrados será um grande diferencial para o futuro da sua empresa. No mais, ao elaborar o plano de ação estabeleça as prioridades, elencando as estratégias em ordem de relevância. Então, aquilo que for mais importante e urgente deve ser feito primeiramente.

Inclusive, para tornar mais fácil essa parte do planejamento estratégico é interessante que você analise quais ações irão fazer diferença para a conquista das metas estabelecidas.

Análise e Acompanhamento

Por fim, para finalizar o planejamento estratégico, você deve estabelecer uma periocidade para que todos os departamentos da empresa se encontrem e debatam os resultados alcançados.

Geralmente, os empreendimentos realizam esse encontro semanalmente, mas é possível fazê-lo quinzenalmente ou mensalmente.

Além desses momentos de reuniões com todos, é interessante reunir os gestores para que os resultados sejam analisados de perto.

Conclusão

O planejamento estratégico é muito importante, pois envolve a tomada de decisões para o sucesso de uma empresa, estabelecendo onde a empresa está e onde quer chegar.

Inclusive, é interessante mencionar que hoje as organizações estão apostando em uma gestão financeira contábil como uma forma de potencializar os ganhos e ter estabilidade, visto que ela envolve também o desenvolvimento de um planejamento estratégico.
Resolving the issue with synchronization in old version

DIAGNÓSTICO FINANCEIRO GRATUITO

Receba uma Planilha de Diagnóstico Financeiro e Descubra como está a Saúde Financeira da sua Empresa.

Desenvolvemos uma planilha que, em menos de 10 minutos, respondendo algumas simples perguntas, te dá uma Diagnóstico de como anda a Gestão Financeira do seu Negócio. Descubra Agora!

Insira suas Informações para receber a Planilha:

Qual é o seu nome?

Coloque aqui o seu melhor e-mail: