COMO FAZER O ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Em períodos de crise econômica, atingir as metas de faturamento e de margem de lucro pode ser um grande desafio para o empreendedor. Em tempos assim, os custos operacionais costumam aumentar consideravelmente, reduzindo as margens de lucro do negócio. Para evitar que os resultados inesperados do período corrente impactem nos períodos que ainda estão por vir, é fundamental que o empresário faça um orçamento empresarial, visando controlar os custos previstos e limitar suas despesas futuras, a fim de obter resultados melhores em períodos futuros.

O orçamento empresarial é a ferramenta de gestão financeira mais eficaz para estabelecer o limite de gastos do negócio. É através dele que o empresário consegue controlar o seu fluxo de caixa, visando o atingimento de metas previstas na projeção de fluxo de caixa

Independente do tamanho da sua empresa e da etapa de expansão que ela esteja, a gestão orçamentária é que trará segurança ao funcionamento do seu negócio. A única maneira de controlar suas despesas e utilizar recursos de forma eficaz é ser conhecedor dos números do seu negócio. E nada melhor para conhecê-los do que projetá-los! Isso mesmo projetá-los! Se você estabelecer previamente os números com os quais pretende trabalhar em determinado período, se torna capaz de exercer o controle de custo operacional e criar estratégias financeiras, que o deixem em vantagem sobre os concorrentes que não o fazem!

Para auxiliá-lo na confecção do seu orçamento empresarial, trazemos abaixo um passo a passo simples e eficaz que permitirá você ter maior controle financeiro do seu negócio.

1º) CONHEÇA OS NÚMEROS ATUAIS DO SEU NEGÓCIO
Não há como fazer uma projeção de gastos e despesas futuros, sem conhecer seus números atuais. Para tanto, é necessário compreender quais são os seus custos e despesas fixas, centros de custos e contas contábeis. Isso permitirá identificar despesas incorridas passíveis de redução e estabelecer verbas para cada custo e despesa. Além disso, é importante também conhecer os números passados para que seja possível visualizar a evolução dos custos e despesas conforme o crescimento do negócio. Deste modo é possível fazer uma projeção de evolução dos custos e despesas alinhadas com o aumento da receita. Com estas informações, é possível montar a base de estrutural para confecção do orçamento empresarial.

Identifique as despesas operacionais, custo de matéria prima, manutenção de equipamentos e despesas com funcionários. Também é importante conhecer sua média de vendas em períodos anteriores, qual o lucro médio do seu negócio, despesas com tributos, variações de vendas conforme períodos do ano e considerar ainda uma margem para gastos rotineiros, tais como pequenos reparos, despesas de consumo, seguros, gastos administrativos e conservação.

Procure cercar todas as despesas existentes. Deste modo, seu orçamento empresarial permitirá maior previsibilidade de despesas futuras e permitirá um acompanhamento seguro das movimentações incorridas, de modo a visualizar eventuais excessos de gastos que fujam do planejado e corrigindo o emprego adequado dos recursos previstos. Serviços de BPO Financeiro são de grande ajuda nesta etapa, pois evita a perda de tempo do empreendedor em levantar estes números, bastando solicitá-los em relatórios específicos para o consultor financeiro.

2º) ESTABELEÇA METAS DE VENDAS E DESPESAS
Agora que você tem total domínio dos números do seu negócio, é hora de estabelecer metas para o período que virá, mantendo o foco nas estratégias adotadas. É através das metas estabelecidas que seu negócio irá prosperar! Mas não adianta “forçar a barra” e estabelecer metas improváveis ou até mesmo impossíveis de serem alcançadas. É preciso ter o “pé no chão” e criar metas coerentes com sua operação atual, o tamanho do negócio e os recursos disponíveis. 

Crie uma meta de vendas que seja capaz de cobrir todos os custos operacionais envolvidos na operação da empresa e gerar lucro para remuneração dos sócios. Isso é importante, pois será através da projeção de faturamento que virão os recursos necessários para implementação das despesas orçadas com foco no planejamento estratégico adotado. Tão importante quanto estabelecer metas de vendas é estabelecer metas de custos e despesas. Isso permitirá identificar problemas orçamentários que podem ser repensados caso ultrapassem o limite planejado.
 
3º) ESTABELEÇA OS INVESTIMENTOS FUTUROS
Muito bem! Você já conhece os números atuais do seu negócio e estabeleceu metas orçamentárias de vendas e despesas, estabeleça também uma meta de investimentos para a expansão do seu negócio. Quais novos equipamentos precisarão ser adquiridos para aumentar a operação da empresa e o fluxo de produção? Máquinas, computadores, veículos e demais investimentos... Se possível, correlacione a fonte dos recursos com os custos operacionais e financeiros envolvidos nos investimentos, isso permitirá maior precisão orçamentária dos investimentos propostos. A utilização de centros de custos auxiliam muito nesta etapa. Se fizer uso de serviços de BPO financeiro, solicite o relatório de centro de custos para seu consultor financeiro, através dele é possível fazer esta correlação.

4º) FAÇA A PROJEÇÃO DOS GASTOS FISCAIS
Se você cumpriu corretamente a primeira etapa, conhece bem a carga tributária do seu negócio. A partir das metas de vendas e despesas estabelecidas na 2ª etapa, busque identificar qual será o impacto tributário e considere o ônus fiscal no seu orçamento empresarial. Este é o momento ideal para realizar um planejamento tributário. Identifique qual o melhor regime tributário para o seu negócio. Gerar créditos tributários reduzem sua carga tributária final e melhoram o resultado financeiro da empresa. Serviços de BPO financeiro podem oferecer relatórios de planejamento tributário com diferentes cenários fiscais.


COMO O BPO FINANCEIRO PODE AJUDAR NO ORÇAMENTO EMPRESARIAL
O orçamento empresarial depende de um controle financeiro eficaz que permita o acompanhamento constante dos números do negócio e um planejamento que seja capaz de avaliar as metas orçamentárias estabelecidas. O serviço de BPO Financeiro é um aliado poderoso no planejamento do orçamento empresarial que através de ferramentas tecnológicas avançadas tornam esta tarefa simples e contribui para um controle orçamentário mais efetivo.

Softwares de gestão empresarial são ferramentas muito úteis para o controle orçamentário eficaz, mas envolvem um investimento muito alto para o pequeno empreendedor. Você também pode utilizar planilhas de orçamento empresarial, mas é importante que ela contenha todos os campos adequados para uma boa análise orçamentária que atenda as especificações do seu negócio, caso contrário não será muito eficaz.

Com planos de baixo investimento que se encaixa perfeitamente no seu orçamento, os serviços de BPO Financeiro da BitCont, é uma boa opção quando o assunto é custo x benefício. Entre em contato conosco, tire suas dúvidas e peça um orçamento! Nossos consultores estão a sua disposição!

Ipad

Aprenda o Passo a Passo de como fazer o Fluxo de Caixa da sua empresa e comece a ter resultados imediatamente 

DESCUBRA OS SEGREDOS DO SUCESSO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS