COMO FAZER A PROJEÇÃO DE FLUXO DE CAIXA

Adotar uma boa estratégia financeira para sua empresa permite obter vantagem sobre seus concorrentes. Mas para adotar boas estratégias financeiras é preciso manter o controle financeiro de sua empresa, é preciso conhecer os números do seu negócio, principalmente os números que ainda não aconteceram! Estamos falando aqui de previsibilidade financeira! Ter conhecimento da previsão de vendas e recebimentos da sua empresa nos próximos meses ou até mesmo no próximo ano. Ter domínio da previsibilidade de despesas e custos. Da disponibilidade financeira futura para a realização de investimentos e de capital de giro. Para ter tal domínio, é essencial que o empreendedor seja capaz de formatar a projeção de fluxo de caixa. Se você já sabe o que é um fluxo de caixa e já tem conhecimento de como fazê-lo, dominará facilmente esta ferramenta através do passo a passo que relacionamos abaixo, que o permitirá ter domínio dos números futuros do seu negócio. Caso ainda não conheça o conceito de fluxo de caixa , recomendamos baixar nosso Guia Definitivo com o passo a passo do fluxo de caixa para micro e pequenas empresas”. 

A projeção de fluxo de caixa possui basicamente a mesma estrutura do fluxo de caixa, no entanto é feito com base nas estimativas de entradas e saídas do caixa com base na análise de informações passadas e projeções futuras. Tais estimativas são obtidas através do orçamento empresarial, instrumento de gestão financeira, que prevê receitas, custos, despesas e investimentos. 

Para a que tais previsões sejam realizadas, é necessário conhecer os prazos médios de pagamento e recebimento de sua empresa. Os prazos médios de pagamento dizem respeito ao lapso temporal ocorrido entre a data de compra e o pagamento ao fornecedor, enquanto o prazo médio de recebimento é lapso temporal ocorrido entre a venda e o efetivo recebimento pelo cliente em vendas a prazo. Com a utilização dos prazos médios, previstos no orçamento empresarial, fica fácil a confecção da projeção do fluxo de caixa. 

Caso sua empresa já possua o controle dos prazos médios, seja através de controle próprio ou através de consultoria financeira personalizada, será fácil buscar estas informações, ainda que haja especificidades de análise da empresa. Na sequencia, devemos dividir as informações obtidas em 3 grupos:
- Atividades Operacionais: São as receitas de vendas de produtos ou serviços e despesas de venda e custos de produção decorrentes da atividade fim da empresa;
- Atividades de investimento: São as movimentações referentes aos investimentos que serão realizados pela empresa, como a compra de equipamentos ou aplicações financeiras;
- Atividades de financiamento: São as movimentações referentes a obrigações de longo prazo oriunda de crédito com terceiros tais como a tomada de empréstimos, pagamento de juros e amortização de empréstimos. 

Após realizar a projeção do seu fluxo de caixa, você será capaz de visualizar se fechará determinado período futuro com fluxo positivo ou negativo e isso permite a você tomar algumas decisões estratégicas, tais como:
- Corte de despesas presentes dispensáveis que irão impactar o fluxo de caixa futuro;
- Tomada de empréstimos com melhor negociação de juros a partir de um fluxo de caixa positivo presente visando saldar débitos futuros;
- Antecipação de investimentos visando maior projeção de receita para um fluxo de caixa futuro;
- Renegociação de prazos de pagamentos e/ou recebimentos;
- Antecipação de pagamentos a fornecedores e funcionários em momento de fluxo de caixa positivo, a fim de evitar o impacto no fluxo de caixa futuro. 

Perceba que com esta ferramenta, o empreendedor possui maior controle da situação financeira da empresa, podendo criar diferentes cenários para seu fluxo de caixa futuro, moldando-o e manipulando-o de maneira a criar uma melhor realidade financeira futura para sua empresa. Isso permite ter maior tranquilidade em relação ao futuro financeiro da empresa.
Neste contexto, o serviço de BPO financeiro, torna a vida do empreendedor mais fácil para projetar fluxos de caixa futuro, tendo em vista à facilidade de acesso a informação de despesas e receitas recorrentes. 

Com uma empresa de BPO financeiro, mantendo todos os registros de movimentação financeira da empresa para você, basta solicitar um relatório de projeção de fluxo de caixa baseado nas informações já registradas pelos seus consultores, deixando você com mais tempo livre para se dedicar a atividade fim do seu negócio, descansar ou até mesmo curtir a vida! Com apenas um comando digital, via e-mail ou whatsapp, você solicita a projeção de seu fluxo de caixa para profissionais especialistas. Use a tecnologia a seu favor! Vivemos em um mundo digital que permite maior independência e liberdade ao empreendedor atualizado! Conte com a BitCont para auxiliá-lo na modulação de futuro promissor! Entre em contato conosco e tire suas dúvidas! 

Ipad

Aprenda o Passo a Passo de como fazer o Fluxo de Caixa da sua empresa e comece a ter resultados imediatamente 

DESCUBRA OS SEGREDOS DO SUCESSO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS